Microconsultoria: Oportunidade de Crescimento para Micros e Pequenas Empresas

04.03.2018

Abrindo espaço para o meu amigo Eduardo Muller, diretor da Consultoria 3P Engecon - hoje o espaço da JPL é seu, meu parceiro!

 

"Se há algo marcante que diferencia as micros e pequenas das médias e grandes empresas, dentre outros aspectos, é a agilidade, a fluidez com que as coisas acontecem e se propagam. A capacidade de adaptação (flexibilidade) e de obtenção de respostas rápidas, as tornam verdadeiros celeiros de excelentes e inovadoras iniciativas, as quais permitem que se tornem, muitas vezes, laboratórios das médias e grandes.

 

Mas exatamente esta característica, que pode levá-las a se tornarem referências nos mercados em que atuam e a estabelecerem parcerias duradouras com as de maior porte, por exemplo, pode também leva-las a um nível “desorganizacional” absurdo, em nome do qual tudo é permitido e possível; todos fazem um pouco de tudo e ao final, ninguém pode estar controlando nada e as responsabilidades ficam complexamente e empiricamente divididas ...

 

O Empresário / Proprietário / Diretor, é a referência mor, para a qual e de onde tudo flui.  Ele define estratégias de vendas, determina limites e condições para compras, organiza o fluxo produtivo e acaba até, tratando diretamente de contratações e demissões. Normalmente é assessorado por algumas pessoas de sua confiança pessoal, as quais algumas vezes não possuem a competência técnica para tratarem dos assuntos sobre os quais são responsáveis e tentam se superar constantemente, assumindo riscos para os quais não foram preparadas.

 

O Empresário é o maior apaixonado pelo negócio: ele é o conhecedor e especialista, seus olhos brilham a cada nova ideia, a cada conquista de clientes, a cada redução de custo, a cada novo produto, da mesma forma que lacrimejam a cada cliente perdido, a cada máquina parada, a cada aumento de custos ...

 

E ele sabe que tudo depende dele.  E como apaixonado, normalmente só olha e só conhece seu objeto de paixão e muitas vezes não enxerga e não consegue perceber onde realmente deveria atuar para seu negócio deslanchar, para se livrar da sazonalidade, não sofrer tanto com o turnover, etc.

 

Já o Consultor, não é apaixonado pelo negócio e nem tem qualquer vínculo com as pessoas e seus cargos: ele é estratégico, estatístico, especialista em processos e seu horizonte é muito mais amplo e abrangente que o do Empresário, embora não seja, muitas vezes, especialista.

 

O Empresário, ao decidir mexer em algo, utiliza critérios normalmente pessoais, baseado na teia de relacionamentos que mantém com seu pessoal e com o que dela vem.  Já o Consultor, não faz parte da teia, ele olha o negócio como um negócio, o qual existe para uma Missão e só sobrevive de resultados.

 

Para qualquer empresa porém, iniciar um processo de consultoria abrangente, que faça a varredura profunda desde as entradas e saídas (compras e vendas) até os meandros do estoque e produção, pode ser altamente catastrófico e é principalmente por isso que algumas vezes o processo de consultoria ganha rotulagem negativa.

 

Porém, uma grande empresa, pode sobreviver e se recuperar com razoável facilidade, após o consumo de algumas dezenas ou centenas de milhares de Reais e isto, muitas vezes as leva a erroneamente e de forma impulsiva iniciarem tal processo sem uma avaliação prévia, séria e principalmente neutra.

 

Ao passo que uma micro ou pequena, certamente terá dificuldades muito maiores. Por isso, a melhor alternativa para agregar o potencial de desenvolvimento representado pelo Consultor à garra, à paixão e à capacidade de realização do Empresário é a microconsultoria.

 

A microconsultoria consiste em executar um diagnóstico rápido e objetivo acerca do negócio ou de setores dele, com o objetivo principal de identificar pontos fortes e fracos, vantagens e riscos, o que permitirá que se estruture um plano diretor específico e escalonado, o qual através dos resultados de cada etapa, alimente financeiramente a execução das próximas.

 

Através da microconsultoria, normalmente já se consegue identificar oportunidades de melhorias imediatas, muitas vezes praticamente sem custos, as quais já começam a trazer resultados e encher os olhos do Empresário e de sua equipe. Conforme a preferência do Empresário, a microconsultoria poderá focar: Relacionamentos Internos e Externos, Práticas Gerenciais e de Liderança, Engenharia e Fluxos de Processos, Análise dos Custos Diretos e Indiretos de Produção, Visão e posicionamento no Mercado (SWOT), Engenharia de Produtos, Análise das Pontas, Práticas de Compras, Práticas de Vendas, Visão dos Clientes Internos (Índice de Satisfação e Comprometimento dos Colaboradores), Visão dos Clientes Externos (Stakeholders), Análise das Interfaces, Visão-Missão-Valores, dentre outras formas de abordagens.

 

Normalmente realizada entre 1 a 5 dias úteis em campo, com um custo que varia entre R$ 1.500,00 e R$ 10.000,00 e principalmente, com resultados das análises e relatório em no máximo 30 dias, a microconsultoria pode representar um marco determinante à escalada de novos padrões para a empresa, seus colaboradores e stakeholders em geral.

 

Através da análise dos dados e da elaboração do Plano Diretor, poderão ser identificadas necessidades que podem ser resolvidas através de um aprofundamento ou até mesmo pode ocorrer a identificação da necessidade de consultoria específica em determinado assunto. Porém, sempre focando o aspecto da sustentabilidade: todas as providências sempre estarão focadas em gerar novos recursos para que novas etapas sejam realizadas.

 

Se Você quer proporcionar condições para sua empresa, departamento ou setor se livrarem das “amarras” e se desenvolverem proporcionando novos patamares de realização e resultados, considere isto: Microconsultoria."

 

Abraços e gratidão,

Eduardo Muller - Diretor da Consultoria 3P Engecon.

https://www.3p-engecon.com.br/     

Tags: Certificação ISO 9001 Gestão da Qualidade Aprender na Prática Gestão da Qualidade Gestão Ambiental ISO 14001 Análise de Dados

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no LinkedIn
Compartilhe no Google+
Curta esta postagem
Please reload

José Luiz S. MESSIAS
Empreendedor, Instrutor e Autor

Sou um apaixonado por Gestão da Qualidade e de Processos, principalmente por normas de Sistema de Gestão, como a ISO 9001 e a ISO TS, atual IATF. Escrevo para pessoas comuns que buscam aprender um pouco mais sobre estes conteúdos. Obrigado por você estar aqui! Que eu possa ajudar você a APRENDER NA PRÁTICA!

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2017 - Blog da JPL Consultoria