Por que implementar a ISO 9001 em uma Pequena e Média Empresa?

18.05.2017

Tenho escrito sobre a minha trajetória com a ISO 9001 desde a segunda versão, do ano de 1994, quando tive o primeiro contato com esta nobre norma, em uma empresa multinacional do ramo da siderurgia.

 

De lá para cá, a partir de 2012, após decidir trilhar um novo caminho na carreira, decidi ser consultor e um de meus maiores desafios tornou-se a implementação da ISO 9001 em Pequenas e Médias Empresas (PME’s). Pude implementar a ISO 9001 em PME’s do ramo têxtil, químico, eletroeletrônico, e do plástico.

 

Mas, por que implementar a ISO 9001 em Pequenas e Médias Empresas? Uma resposta muito simples: pois elas podem obter os mesmos benefícios que as grandes empresas alcançam quando implementam a ISO 9001 em seus processos do Sistema de Gestão da Qualidade.

 

Porém, José Luiz, quais seriam estes benefícios?

 

a) Em primeiro lugar, poderem ser fornecedoras de grandes empresas, ou ainda, fazerem parte da cadeia de fornecimento de grandes empresas, principalmente multinacionais e empresas do ramo automobilístico e aeronáutico. O primeiro passo para fornecer para estas empresas é a certificação na ISO 9001;

 

 

b) Aumentar a satisfação de seus clientes. Nas empresas em que forneço e forneci serviços de consultoria na ISO 9001 pude observar um aumento mínimo de 10% neste que é o principal indicador de um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na ISO 9001;

 

 

c) Melhorar a qualidade do produto, aumentando a eficiência dos processos internos e reduzindo a devolução de materiais enviados de forma não conforme. Em um cliente, o qual forneço serviços de consultoria neste momento, melhoramos este indicador em aproximadamente 83%;

 

 

d) Trabalhar em conjunto com os seus fornecedores para que o seu indicador de eficiência no prazo de entrega de seus pedidos possa ser melhorado. Nos clientes da JPL Consultoria já alcançamos melhorias da ordem de 71%;

 

 

e) Monitorar o custo da não qualidade, ou seja, reduzir o custo daquilo que não foi feito corretamente da “primeira vez”. Este foi um dos primeiros aprendizados que tive com a relação à Gestão da Qualidade: “fazer certo da primeira vez”.

 

 

E você, trabalhar em uma pequena e média empresa?

 

Já se deparou com alguma situação destas?

 

Tem dúvida em como implantar a ISO 9001 em sua empresa?

 

Entre em contato com a JPL Consultoria! Podemos trabalhar juntos e ajudar a sua empresa a alcançar os benefícios citados acima, além de muitos outros.

 

https://www.blogdajplconsultoria.com/contato 

 

Ah, lembre-se de assinar a nossa newsletter e receber semanalmente todos os nossos artigos e novidades.

 

https://www.blogdajplconsultoria.com/about 

 

Muito obrigado!

 

José Luiz S. MESSIAS

(12) 3642-4543 / (12) 99181-7277

 

jose.messias@jplconsultoria.com.br

 

 

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no LinkedIn
Compartilhe no Google+
Curta esta postagem
Please reload

José Luiz S. MESSIAS
Empreendedor, Instrutor e Autor

Sou um apaixonado por Gestão da Qualidade e de Processos, principalmente por normas de Sistema de Gestão, como a ISO 9001 e a ISO TS, atual IATF. Escrevo para pessoas comuns que buscam aprender um pouco mais sobre estes conteúdos. Obrigado por você estar aqui! Que eu possa ajudar você a APRENDER NA PRÁTICA!

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2017 - Blog da JPL Consultoria